A Herdade e a nossa história

Fundada em 1947, a Companhia Agrícola da Barrosinha, S.A. dispõe de um património construído que ainda reflete as atividades do passado e a sua importância do ponto de vista histórico e cultural.

Para além do turismo, atividades agrícolas, florestais e cinegéticas, das quais se destacam a produção de vinho, gado bovino, arroz, cortiça, pinha e caça.

Integra ainda duas antigas fábricas de descasque/ embalamento de arroz e produção de rações, a antiga escola primária, cantina, serração e malhadas.

 

 

 

Ao percorrer a herdade podemos ainda encontrar vários montes alentejanos, duas capelas (Nossa Senhora da Conceição e Senhor dos Chagas), pequenas hortas (dos moradores), adega e a aldeia da Barrosinha, onde ainda residem antigos e atuais funcionários.

A diversidade paisagística, responsável pela sua riqueza de fauna e flora, em muito se deve ao facto de ser percorrida por 8 Km do rio Sado, e de ser composta por zonas de arrozal, vinha (100 ha), serra e açude, cada uma com as suas características e particularidades.

 

 

A VINHA

A riqueza da nossa terrra.

O portfólio de vinhos da Herdade da Barrosinha é produzido exclusivamente a partir de uvas próprias, cultivadas na nossa vinha, com cerca de 100 ha, onde marcam presença as castas tradicionais da região, como a Periquita, Trincadeira, Fernão Pires e Moscatel, bem como as castas Cabernet Sauvignon, Alicante Bouschet, Verdelho, Arinto e Antão Vaz.

O MONTADO

O Alentejo numa atmosfera única

Costumamos dizer que o Alentejo começa aqui! A magia do Montado proporciona um ambiente tranquilo e com tempo para saborear o contacto direto com a natureza. E tudo isto a poucos minutos dos areais da Comporta e Troia.

 

ARROZAIS

O trabalho que alimenta várias gerações e marca a história de uma terra.

Além das antigas fábricas de descasque e embalamento de arroz, podem-se contemplar os extensos arrozais que encontram aqui as condições ideais para originar um produto que faz parte da base gastronómica da região.

CRIAÇÃO DE GADO

Sustentabilidade do ecossistema

A criação de gado bovino, com destaque para o afamado porco preto, é feita com preocupações ecológicas, proporcionando aos animais espaço para circularem livremente e se alimentarem apenas daquilo que a natureza oferece.

 

CAPELAS

Um percurso natural pelas tradições que o tempo não apagou.

Por toda a Herdade encontra-se um património construído de valor inestimável, destacando-se as Capelas de Nossa Senhora da Conceição e do Senhor das Chagas, testemunhos vivos de crenças e tradições seculares.